quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Por quê Autogestão?

Autogestão são formas de se organizar em grupo que prezam relações horizontais, descentralizadas, autônomas e que trabalhem para uma coletividade. 

Portanto, um grupo autogestionário se caracteriza pelo fato de as pessoas envolvidas nele se responsabilizam juntas por aquilo que decidem fazer em conjunto, não havendo hierarquias ou líderes, sendo todos responsáveis pelas  atividades que consideram necessárias para seu funcionamento.


Por isso é fundamental para a Autogestão fluir haver certo comprometimento e envolvimento das pessoas dispostas em exercitá-la, caso contrário, é muito comum que aquilo que esse grupo deseja realizar seja feito apenas por alguns, descaracterizando o que se propuseram com a Autogestão. 


Todos podem ser protagonistas e devem fazer o que está em seu  alcance para que a organização autogestionária aconteça, esperar  que os outros façam aquilo que se pode fazer é o início da sobrecargade trabalho de alguns e centralização das funções; quanto mais  pessoas pegarem junto em um processo, colaborarem entre si e fazerem trocas construtivas, mais orgânico e unido fica o grupo, tornando o trabalho coletivo mais fácil, sólido e prazeroso. 
Não existem modelos para que a Autogestão aconteça, desde que prezem a construção coletiva e horizontal, cada grupo deve se organizar da maneira que melhor corresponda sua dinâmica.

A Autogestão é um princípio fundamental para a Economia Solidária. A capacidade que as pessoas podem e devem ter para produzir, trocar e distribuir seus produtos gera autonomia, questiona as estruturas que legitimam a sociedade desigual, exploradora e degradadora do meio ambiente por girarem uma economia com uma outra lógica que não é a Competição e Acumulação, e sim pela Solidariedade: trocas,comércio justo, feiras....Esses movimentos estimulam os indivíduos se enxergarem como capazes de gerirem sua própria vida, sem delegar isso a corporações ou patrões, de se verem como parceiros na construção de novos modelos de organização social.


Cooperativas são organismos que também constituem a Economia Solidária, se organizam de forma autogestionária e possuem objetivos de gerar autonomia econômica, política e social aos envolvidos. É possível organizar Cooperativas Estudantis que respondam as demandas da vida estudantil (materiais, produções acadêmicas próprias, custo para participação de eventos...) a partir da organização coletivas que se pautem a partir de trocas solidárias.

* Contribuição para a discussão (e auxiliar na construção) da  Feira de Trocas e Vivências



Nenhum comentário:

Postar um comentário